Halloween, por que não Dia de Muertos?






Final de outubro, todos buscam fantasias para comemorar o Halloween, uma festa importada dos EUA para o Brasil. Foi divertido participar com amigas desta festa. Muita bagunça e diversão, com direito a chuva, raios e trovões.

Não tenho nada contra esse dia, mas fico pensando porque nós, brasileiros, temos que buscar fora de nossa cultura essas festas? Temos tantas lendas por aqui, por que não incentivamos festas do dia do folclore (22 de agosto)? Boitata, caipora, curupira, saci-pererê, iara, mula sem cabeça ... São tantas possibilidades...

No México existe a tradição de festejar seus mortos (Dia de los Muertos), comemorada no dia 02 de novembro e declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. É uma festa muito bonita, repleta de caveiras (representando a dama de la muerte), flores, balões, altares, comida, sendo o pão dos mortos um dos principais alimentos produzidos para o dia. É um país tão próximo ao Brasil e com características semelhantes, digo na alegria, nas cores... Por que, então, não importar esta festa que está próxima a celebração do Dia de Finados?

Comentários